Trabalhadores do setor hoteleiro e similares querem reajuste salarial de 20% para fevereiro



Hospedar turistas, delegações e visitantes são alguns dos grandes desafios de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014. E para atender a demanda é necessário uma boa remuneração aos trabalhadores do setor hoteleiro e similares de Cuiabá. Depois de uma Assembleia Geral, a classe trabalhadora desse segmento decidiu pedir aumento salarial de 20 por cento. As negociações devem começar ainda esta semana.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares, Empregados em Condomínios Residenciais Comerciais de Cuiabá–MT (SEMPHOSCOND), Divino Braga, hoje o salário base do setor da hotelaria já está defasado, é pouco mais do que o salário mínimo. “Estamos reivindicando 20 por cento de aumento, queremos para a categoria um ganho de R$ 850 reais mensais, caso não haja entendimento por parte dos empregadores o sindicato deverá deflagrar greve”, declara o presidente.
 
De acordo com Divino a categoria já tem garantido o adicional noturno de 25 %, insalubridade para quem trabalha na cozinha e lavanderia de 20%, vale transporte pode ser descontado até 6% e na hotelaria 7 horas e 20 minutos por dia de trabalho. “Esses valores repassados ao trabalhador não fazem parte do salário, é uma remuneração garantida por lei”.  
 
Para este ano de 2014, os municípios de Cuiabá, Várzea Grande e região deverão oferecer cerca de 20 mil leitos, entre 65 hotéis e 65 motéis, aptos para receberem as delegações, turistas e visitantes. O presidente do SEMPHOSCOND está preocupado com os empregados que terão que trabalhar dobrado para atender a demanda. “Imagine um hotel com capacidade para 500 pessoas, e todos os quartos lotados. Todos vão trabalhar muito, lavanderia, faxina, portaria etc., por isso precisamos lutar para que esses trabalhadores tenham um salário compatível a função que desempenham e ainda que atendam bem os turistas.
 
Os números apontam um aquecimento de 30% na rede hoteleira e na economia mato-grossense como um todo em função da Copa. O aporte de novos investimentos privados e públicos está trazendo benefícios à comunidade, um legado pré-Copa que permanecerá depois dos jogos, irá melhor a infraestrutura turística regional, por isso é necessário por parte dos empregadores, remunerarem bem seus colaboradores”, destacou Divino.
 
Assessora de Imprensa
Rosangela Miles

SEMPHOSCOND
Sindicato dos Empregados em hotéis, motéis, pousadas, Hospedarias, Dormitórios, Kit nets, Aparts. Hotel,
Buffet, Choperias, Drivin- in, Fast food, Marmitarias, Casas de diversões, Cozinhas Industriais,
Refeições coletivas, Lavanderias, Sorveterias, Agencia de viagens e turismo
Av. Senador Metelo, Nº. 755 - Porto - 78020-300 - Cuiabá - MT - (65) 3624-6117
Angel Sistemas