SINFATE e FENAFISCO promovem curso de formação política e sindical e têm a parceria da NCST/MT



O Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais de Mato Grosso (SINFATE),e a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO), promoveram nos dias 3 e 4 de outubro, o Curso de Formação Política e Sindical. O evento aconteceu na sede do SINFATE, em Cuiabá, com o objetivo de preparar os servidores e filiados para uma participação sindical e política mais consciente e ativa.

O presidente da FENAFISCO, Manoel Isidro dos Santos Neto disse que a categoria hoje conta com 30 sindicatos filiados, nas 27 unidades da Federação, e por isso a importância de estar discutindo a formação sindical e política. “Estamos realizando o curso de formação sindical nos estados, para que possam estar sempre renovando as lideranças sindicais, algo  cada vez mais raro no movimento sindical”, salientou Manoel. Segundo o presidente da FENAFISCO, alguns dirigentes sindicais têm mais de 30 anos de liderança e isso precisa ser mudado, é necessário renovação. “Precisamos alertar a categoria, conscientizando, mobilizando e trazendo um alerta. Temos 50 projetos e PECs que tramitam no Congresso Nacional e só vamos conseguir que isso saia do papel pela capacidade de liderança, tanto em nível estadual, quanto nacional”, enfatizou.

 Liduíno Lopes de Brito, Diretor de Formação Sindical da FENAFISCO, disso que o curso além de abordar a questão da Formação Sindical, abrange também aspectos históricos.  As atividades, segundo Liduíno, pretendem aprimorar os conhecimentos e ampliar as discussões sobre a necessidade de organização dos trabalhadores. “Estamos percorrendo todos os sindicatos do país, apresentando o trabalho da FENAFISCO, para que os dirigentes sindicais possam defender em Brasília os direitos da categoria. Temos demanda de trabalho na reforma tributária, política e sindical, e também em outras reformas, e o número de dirigentes acabam sendo insuficiente para atender toda a demanda. Estamos fazendo isso, visitando os sindicatos e pedindo apoio para que esses projetos sejam aprovados em prol da categoria”, afirmou Liduíno.

Para o presidente do SINFATE, Ricardo Bertolini, Cuiabá sedia este encontro para que os filiados conheçam de perto a política e a história do sindicalismo, como ocorrem às negociações e de que forma os projetos que tramitam no Congresso Nacional são aprovados. “Precisamos passar para os sindicalistas como isso funciona e com essa formação sindical é importante. É através do conhecimento como um todo que vamos conseguir acompanhar os projetos de interesse dos sindicatos”. Bertolini disse que o Fisco é tratado de forma institucional tanto em nível Nacional, Estadual e Municipal, e isso acaba tendo resultados positivos e negativos. “O Fisco precisa ter um tratamento diferenciado, porque pode colocar em risco o sistema financeiro do Estado”, acrescentou Bertolini.

O presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores de Mato Grosso (NCST/MT), Divino Braga, disse que a formação de novos sindicalistas é sempre importante. Ele parabeniza a iniciativa do SINFATE e da FENAFISCO, em realizarem essa capacitação. “Hoje existe uma lacuna enorme no cenário sindical, por falta de interesse do trabalhador em ingressar no movimento sindical, muitos têm medo de serem “retalhados”, principalmente quando são

funcionários de empresas privadas. Diferente da política, a formação sindical de modo geral está envelhecendo, e muitas vezes somos criticados em alguns veículos de comunicação dizendo da perpetuação dos dirigentes sindicais. É necessário de modo geral a renovação, novas ideias e projetos, é preciso sempre estarmos reunidos, para que possamos continuar lutando, por melhores salários e condições de trabalho dignos, fazendo com que o trabalhador tenha uma melhor qualidade de vida”, acrescentou Divino. 

SEMPHOSCOND
Sindicato dos Empregados em hotéis, motéis, pousadas, Hospedarias, Dormitórios, Kit nets, Aparts. Hotel,
Buffet, Choperias, Drivin- in, Fast food, Marmitarias, Casas de diversões, Cozinhas Industriais,
Refeições coletivas, Lavanderias, Sorveterias, Agencia de viagens e turismo
Av. Senador Metelo, Nº. 755 - Porto - 78020-300 - Cuiabá - MT - (65) 3624-6117
Angel Sistemas